Como funciona a psicoterapia
Acolhimento
Inicialmente, pode ser feito um acolhimento online para avaliar se há identificação entre terapeuta-paciente, bem como avaliar quais os objetivos do (a) paciente e se eu consigo auxiliar com a demanda.
Após o acolhimento, as sessões são agendadas
A frequência do acompanhamento geralmente é semanal, ou seja, uma vez na semana. Cada consulta dura cerca de 45 minutos. Se houver comum acordo, após o acolhimento os atendimentos são agendados.
Os dias de atendimento são fixos e são alterados apenas se houver aviso prévio de 24h.
Principalmente no início do tratamento, é essencial que os atendimentos sejam semanais para garantia da qualidade do tratamento e alcance dos objetivos estabelecidos. No início do tratamento é quando ocorre a criação de vínculo, reforçando a importância de uma frequência adequada.
Objetivos são definidos no início do tratamento e podem ser modificados
Na terapia cognitivo-comportamental o estabelecimentos de objetivos para o tratamento é necessário. Sem eles, como saberíamos que estamos caminhando na direção correta?
Os objetivos são estabelecidos em conjunto ao longo dos atendimentos e podem ser modificados em caso de necessidade. Quando há vários objetivos, geralmente eles são organizados por ordem de prioridade a serem trabalhados.
O trabalho em conjunto é necessário
Terapeuta-Paciente precisam trabalhar em parceria para que os objetivos sejam alcançados. Não há como o tratamento funcionar se não houver parceria e engajamento de ambas as partes. Em alguns casos, também ocorre a discussão de casos com médicos/psiquiatras responsáveis pela prescrição das medicações aos pacientes.
Alta
O encerramento do tratamento pode se dar em comum acordo (terapeuta-paciente), quando os objetivos forem atingidos e não seja encontrado um novo foco para o tratamento ou quando o(a) paciente expressar interesse. Além disso, o tratamento pode ser encerrado se houver quebra do contrato terapêutico ou em caso de necessidade de encaminhamento para outro (a) profissional.
